1999: Vila da Serra

mini_vila_da_serramini_vila_da_serra

det_viladaserradet_viladaserra
linkproj_livro_institlinkproj_livro_institArquitetos: Sylvio E. de Podestá e Maurício Meirelles
Local: Vila da Serra, Nova Lima, MG
Área Terreno: 102.802,00 m2
Projeto: 1999  |  Área total: 158.900,00 m2


Projeto prospectivo com finalidade de pesquisar física e economicamente os potenciais do terreno situado em área de grande expansão urbana, fronteira com o Município de Belo Horizonte e, atualmente, com imensas áreas livres e poucos proprietários.

Este tipo de projeto permite ao arquiteto interpretar, com certa liberdade, o programa proposto inserindo-lhe tipologias diversas numa procura tanto formal quanto urbana de indução de ocupações futuras, numa preocupação de andar a frente das mesmices tipológicas e “conceituais” do mercado imobiliário, procurando dotar o complexo de várias formas de serviço, comércio e lazer, dinamizando sua ocupação, dando-lhe caráter múltiplo, possibilitando autonomias funcionais e identidade própria como devem ser as cidades ou bairros do futuro.

O vazio ocasionado por uma antiga terraplenagem gerou uma espécie de anfiteatro natural e, ali, foi localizado o coração do empreendimento: uma grande arena de esporte e espetáculos musicais, teatrais, religiosos, dentre outros. Nas suas laterais, e em terreno natural, uma seqüência de edifícios para ocupações diversas, com seus serviços e garagens e em condições de implantações em etapas. Edifício de hospedagem (apart hotel) ao lado da arena e em continuação ao centro comercial e de serviço, que é a grande portada do complexo.

Copyright