Sylvio de Podestá: projetos recentes

capa sylvio altaAP Cultural | 2008

Os trabalhos mais recentes somam-se à projetos inéditos, mais antigos, para compôr o ùltimo livro do arquiteto Sylvio de Podestá, que através de desenhos, fotos, maquetes e textos retratam parte do seu trabalho nos últimos anos, executados ou em execução em várias cidades de Minas, Brasília, Goiás dentre outras. Os textos apresentados nesta edição são assinados pelo jornalista Carlos Alenquer, pelos arquitetos Cláudio Bahia e Carlos Antônio Leite Brandão e pelo Design Marcelo de Podestá que também é autor do projeto gráfico da edição.

[CONSULTE E COMPRE]

A formação do homem moderno vista através da arquitetura

livro A formação do homem moderno vista atraves da arquiteturaAP Cultural/DPI | 1991 
Carlos Antônio Leite Brandão, primeira edição.

Análise das mais significativas criações arquitetônicas e urbanísticas do largo período em que surgem e se desenvolvem os estilos góticos e barroco, com objetivo de mostrar que edifícios e monumentos dessa época podem ser vistos em seu conjunto como um documentário da lenta formação do homem moderno, como imagem da relação homem-Deus-mundo em cada um desses momentos da história ocidental.

Desenho de Arquiteto I

desenho-de-arquiteto-01

Euclides Guimarães. AP Cultural/DPI | 1994
Coordenação: Gaby de Aragão

[CONSULTA INTEGRAL]

O desenho do arquiteto é, antes de tudo, sua linguagem. Nele se expressa toda uma simbologia capaz de revelar a verdadeira natureza de seu trabalho. Defrontando-se com toda a diversidade do mundo que o circunda, o arquiteto é um artista que,  como o escultor e o pintor,aprende a codificar suas ideias por via de rabiscos gráficos mas, diferentemente dos demais, cabe a ele a responsabilidade de revelar a natureza das instituições humanas em sua obra...

[CONSULTA INTEGRAL]

Eduardo Tagliaferri - Projetos e Obras

eduardo tagliaferriAP Cultural | 2003

O que se depreende da arquitetura de Eduardo Tagliaferri é uma tentativa de elaborar conceitualmente a pregnância da arquitetura dentro da natureza, realizando naquela os princípios motores entrevistos nesta. Tal referência recíproca, que ultrapassa a simples relação obra - entorno, nos orienta a ler a sua obra como Meta-Arquitetua pois seu fim último remete não mais ao objeto que abriga um sujeito mas a um sujeito que habita uma natureza ordenada e familiar, cujas normas são resgatadas no desenho como indícios de uma forma universal e transcendente do absoluto. O livro surpreende pela beleza das residências e com o fato de a maior parte delas ter sido construída em Campo Belo/MG.

[CONSULTE E COMPRE]

Arquitetura Interfaces - Flavio Carsalade

Livro Arquitetura InterfaceAP Cultural | Incentivo Lei Estatual – MG | 2001

Habitamos o mundo, nossa cidade, nossa casa, nosso corpo e até mesmo nossos desejos. Por isso entender o que é arquitetura obriga a um esforço de anular os muros e buscar apoio em outros saberes, da física à psicologia, sem esquecer da poesia. Este é o percursos traçado pelo arquiteto em neste livro.

João Diniz - Arquiteturas

capa João Diniz - ArquiteturasAP Cultural - Incentivo Lei Estadual (MG) 
e Fundo Nacional de Cultura | 2002


A experiência sintetizada neste livro é uma demonstração do amor de João Diniz pela cultura ambiental e pela criação de formas e espaços que permitam humanizar o mundo integrando ética e estética. / Site do arquiteto: www.joaodiniz.com.br

Projetos Institucionais

capa Projetos Institucionais - Sylvio de PodestaAP Cultural/DPI. – Incentivo Lei Estadual – MG | 2001

Projetos Institucionais é o segundo livro da trilogia que apresenta os projetos de Sylvio E. de Podestá o primeiro foi Casas, de 2000. Os projetos refletem a procura do autor por uma arquitetura culturalmente inserida nos locais onde sua ação é exigida. Mostra produção diversificada, resultado de abordagens personificadas exigidas por cada momento e tema deste grupo de projetos: escolas, museus, centros culturais, edifícios-sede, centros administrativos, habitação popular, hotéis e clubes.

Leia mais...

Projeto Babel

Projeto BABEL

AP Cultural/DPI/Mario Suarez/Anna Göbel

25 Artistas argentinos e brasileiros. Projeto coletivo com o objetivo de criar uma "Obra comum - Única obra" em um atelier coletivo durante 5 dias conviventes. mais informações: www.mariosuarez.net

Alguns Desenhos - Poemas

capa Walter Sebastião poemasAP Cultural/DPI/Lunática Artes & Idéias

A poesia, segundo o jornalista, volta a dar pertinência as coisas, mexe na rotina da língua, desmonta essa rotina e tem um jeito novo de falar. Não é filosofia, não é ciência e nem jornalismo.  Poesia dá sentido à todas as coisas que retorna o mundo a outros sentido

Longe da Terra Dentro do Ar

Pedro Maciel

Pedro Maciel - AP Cultural/DPI

Raffaello Berti - Projeto Memória

Raffaelo Berti - AP CulturalSilma Mendes Berti, Maria Alice de Barros Marques Fonseca.
AP Cultural/DPI | 2000

 

Leia mais...

Inversus - Arquitetura

Livro Inversus - Saul vilelaSaul Vilela, AP Cultural/Ply. | 1999

O livro traz textos de diversos autores, incluindo o próprio arquiteto, amarrados a belas imagens de projetos arquitetônicos, reproduções de telas do autor, fotografias e outras ilustrações, através de competente diagramação

Edfício de Apartamentos

Luiz Mauro - Edificios de Apartamentos - AP CulturalLuiz Mauro do Carmo Passos, AP Cultural/DPI | 1998

Formação e Transformações Tipológicas na arquitetura da cidade / O livro consiste em uma pesquisa histórica dos edifícios de apartamento em Belo Horizonte de 1939 e pela mudança da legislação urbanística em 1976. Uma analise das estratégias de projetos de edifícios, quanto a situação urbana e ocupação do solo, a organização dos espaços internos e a configuração volumétrica e plástica da cidade com seus aspectos sócio-históricos.

Arquitetura Vertical

livro Arquitetura VerticalCarlos Antônio Leite Brandão. AP Cultural/DPI | 1992

Nas 200 páginas do livro estão os resultados da pesquisa feita pelos arquitetos Sylvio de Podesta e Carlos Antônio Leite Brandão onde foi selecionados 20 obras e projetos de arquitetos que sob o julgo da lei de uso e ocupação do solo, conseguiram resolver o produto final com qualidade.

Livro Lojas - Arquitetura

Livro Lojas - arquiteturas Ap CulturalCarlos Antônio Leite Brandão e José Eduardo Ferolla.
AP Cultural/DPI | 1992  /  
Coordenação:Gaby de Aragão
Texto: Carlos Antônio Leite Brandão e José Ferolla
Fotos: Jomar Bragança

O livro apresenta o trabalho de 11 equipes de arquitetos especializados em projetos e layouts de lojas de calçados, roupas, bijuterias e jóias. Discute de modo organizado a teoria e a pratica da arquitetura de lojas, através de textos sobre espaços arquitetônicos conhecidos; relação entre o efêmero, seu tempo de vida e seu retorno prático; e visões intenções e tensões vividas pelos arquitetos da prancheta a obra construída, exemplificados por trabalhos realizados em Belo Horizonte.

Livro Ensaio... - Mahfuz

Capa livro Mafhus - Ensaio sobre a razão compositivaEdson da Cunha Mahfuz. AP Cultural/DPI/UFV

O livro propõe, desde o seu início, explicar o processo de criação do projeto arquitetônico. Nele, Mahfuz através de uma visão prática, sem idealizações ou mistificações, ilumina o tema do projeto em sua realização, mostrando os verdadeiros processos que o regem. / O livro está integralmente disponível no endereço: http://tinyurl.com/cowk882 | Agradecemos ao caro amigo Mahfuz!

CASAS - Sylvio de Podestá

Casas Livro de Sylvio de PodestaAP Cultural | 2000

 

[CONSULTA INTEGRAL]

Desenho de Arquiteto 2 - Croquis, Estudos e Anotações

capa Desenho de Arquiteto 2 - AP culturalAP Cultural | 2007

 

Leia mais...

Copyright