Arquitetos: Sylvio E. de Podestá e Maurício Meirelles
Local: Belo Horizonte, MG
Área: 1500,00 m2
Projeto/Obra: 1996



CANAL 23 - TV A CABO

Localizada na Avenida Olegário Maciel, próximo à praça da Assembléia, a sede do Canal 23 (antigo Canal 15) ocupa um terreno de 864 m2 de área. A construção aproveita parte das instalações originais de uma edificação de dois pavimentos, à qual acrescentou-se aproximadamente 300 m2 de área. A área construída resultante é de 1500 m2.

O programa de necessidades da empresa exigia dois estúdios (30 e 95 m2) e diversos espaços técnicos - destinados à produção e edição dos programas da televisão - que foram localizados no subsolo, em área originalmente edificada em concreto armado e alvenaria. Neste nível também ocorreu o desaterro na parte frontal para a construção da garagem e áreas de equipamentos. No térreo estão localizadas as demais atividades da televisão, envolvendo áreas administrativas e comerciais, redação e espaços de apoio. Aproveitou-se parte da estrutura pré-existente, constituída por um “galpão” em estrutura metálica, ao qual procurou-se dar um novo significado, associado ao uso atual do edifício. Inseriu-se um forro de madeira laminada, em abóbada, ao longo do eixo longitudinal do edifício, sobrepondo-se à estrutura metálica original. Alguns elementos do espaço interno receberam cores vibrantes.

As intervenções de maior porte realizadas neste nível decorreram da necessidade de dar ao edifício uma escala e imagem compatíveis com o conceito da empresa. Assim, foram acopladas duas torres de aço inoxidável às extremidades do galpão original, criando ícones arquitetônicos associados à tecnologia e contemporaneidade. A relação entre o edifício e o espaço urbano é obtida através do recuo da torre frontal, gerando um espaço semi-público e criando o vazio necessário à leitura do novo edifício.

Copyright