Local: Bairro Campestre, Rio Verde, GO.
Projeto: 1985/86
Construção: 1986
Área terreno: 450,00m2
Área: 370,00m2


Primeira residência a ser implantada em uma quadra plana coberta apenas com vegetação rasteira.
Ao mesmo tempo em que deveria apresentar condições de segurança ser murada em toda extensão do lote deveria se apresentar como objeto acabado em todo o seu perímetro, objeto isolado que iria paulatinamente receber as futuras construções vizinhas. Optamos por incorporar o muro à volumetria da casa, que em vez de funcionar como elemento isolado (residência Paulo/Elba), adota a solução semelhante à da residência Lauro/Gisela; e estender um volume piramidal no alinhamento aos fundos pelo lado direito e um muro, uma silhueta deste primeiro volume, desenhando a outra lateral da casa.
Pelas dimensões do terreno, além de uma pequena área de serviço nos fundos, toda a área livre foi reservada para o lazer, que é também contemplativo, ladeado por uma passarela coberta que conduz ao estar, concentrando ali piscina, jardim, varanda, deck e, junto a caixa de areia, continuação do espelho d'água da piscina, um recanto para Iemanjá.
Todos os principais ambientes se abrem para esta área, sendo que na parte superior a abertura se dá através de uma grande varanda com vão marcados por robustas colunas azuis, encimadas por formas diversas de vergas, que vão se repetir nas aberturas posteriores.
Coqueiros e grama dominam o paisagismo em torno da sinuosa piscina, enquanto uma churrasqueira com desenho bastante divertido completa a área.
A residência sofreu uma modificação dramática na sua área frontal, sendo todos os jardins, grades e guarda corpos substituídos por piso cerâmico único; incorporou-se ainda parte da sala principal de estar, anexa à garagem, como área de bar de piscina. Funcionalmente mais próximo das atuais necessidades dos proprietários, não foi contudo uma reforma consultada, o que desarticulou hierarquias de pisos e tetos revestimentos e alturas, criando espaços com má qualidade acústica e desconforto visual. Mas nada que a qualidade do anfitrião não possa resolver.

 

Copyright